Siga o nosso Apostolado pelo Blogspot e fique por dentro das nossas novidades!


Entrevista com Frei Carlos Pech OFM, Yucatán - México

Hoje o Apostolado Espírito Franciscano traz a sua primeira entrevista com um religioso franciscano de outro país. Entrevistamos um religioso franciscano da OFM (Ordem dos Frades Menores), um homem bastante simples chamado Frei Carlos Pech, natural de Yucatán, México. Esta também será a nossa primeira entrevista a ser publicada em dois idiomas! Frei Carlos, mesmo sendo irmão religioso, é um frade bastante ocupado com funções de formador e trabalhos missionários, dado que desde o final do mês de abril deste ano nós aguardamos a conclusão desta rápida entrevista. Não sem muitos pedidos de desculpas pelo envio tardio, Frei Carlos informou que isto se deu por conta de alguns trabalhos pastorais em que ele está envolvido e que estão lhe custando bastante tempo. Então, desde já, agradecemos ao Frei Carlos pela atenção dada ao nosso Apostolado e por ter dado uma pausa em seus deveres para nos falar brevemente sobre sua vida como religioso da Ordem dos Frades Menores do México. Esta entrevista poderá mostrar aos nossos leitores como as características locais de cada país podem ser influentes nos mais variados aspectos da vida e da espiritualidade de uma família religiosa e distingui-la das demais famílias da mesma congregação ou ordem em outros lugares do mundo. Desejamos aos nossos leitores uma boa leitura!

Frei Carlos Pech


(Apostolado Espírito Franciscano) Caríssimo Frei Carlos, desde já nós agradecemos por sua atenção e por ter dado uma pausa em seus trabalhos para nos falar um pouco sobre a sua vida como religioso franciscano. Agora, os nossos leitores gostariam de saber, quem é Frei Carlos Pech, e de onde ele é?

(Frei Carlos) Sou um frade franciscano de 48 anos, simples, de bons sentimentos e originário de Izamal, Yucatán – México.

AEF. Esta é a nossa primeira entrevista [publicada] com um frade de outro país, e por isso gostaríamos de saber, como começou o seu chamado à vida franciscana na Ordem dos Frades Menores? Desde sempre o senhor quis ser franciscano ou alguma vez teve o interesse de pertencer a alguma outra família religiosa?

FC. Vivi em uma cidade onde a paróquia era franciscana, toda a minha vida se desenrolou em ambientes franciscanos; pertenci à juventude franciscana e pode-se dizer que sou um franciscano de “de osso vermelho” (n.t: uma variação de uma forma hiperbólica comum no Brasil, como dizer “sou franciscano roxo”). Meu chamado chegou de um frade que me fez ver a possibilidade de pertencer à ordem depois de haver servido em muitos grupos da paróquia.

Frei Carlos Pech (primeiro da esq. para a dir., com seus confrades da OFM do México)

AEF. Como foi o início das missões franciscanas no México? Você pode explicar aos nossos leitores como foi o apostolado dos primeiros frades franciscanos nesta região?

FC. Iniciou-se com a aprendizagem da língua materna dos naturais do México, depois eles transmitiram a catequese cristã com símbolos e batizaram aos mestiços resultantes da mescla das duas culturas, a espanhola e a mexicana.
AEF. Mesmo professando uma mesma regra de vida, a forma prática de vida franciscana pode mudar entre os países por razões culturais, e até mesmo geográficas. Como é a sua vida no México? Em seu dia a dia, quais são as suas ocupações principais, seus estudos e seus serviços em sua comunidade?

FC. Minha vida é tranquila, com os horários estabelecidos para o desenrolar da fraternidade. Como formador, sou responsável junto aos postulantes como vice-mestre e também como promotor vocacional.

AEF. Frei Carlos, você poderia nos dizer como é a sua visão a respeito da espiritualidade do Nosso Pai São Francisco? Como pode dizer aos nossos leitores sobre a importância de se viver a regra de São Francisco em sua essência e integridade, na frequência dos sacramentos, especialmente a confissão e a Sagrada Comunhão?

FC. Esta espiritualidade é simples, precisamente aí está a dificuldade; o simples é difícil hoje em dia, a vivência da regra é o que convence porque o testemunho de vida que propõe o santo para cada um dos seus filhos é o que arrasta: a vida evangélica, o seguimento a Cristo sendo reflexo Dele em seus ensinamentos e em sua compenetração a ser outros Cristos, nos põe em uma meta alta, mas não impossível.

AEF. O noviciado é um momento muito especial na vida do religioso, e é partir deste momento que o frade começa a desenvolver sua espiritualidade com as leituras espirituais, penitências, jejuns, com o serviço aos pobres e outros mais. Você poderia nos relatar um pouco sobre o seu noviciado, sua reação quando recebeu o seu hábito franciscano de penitência?

FC. Emoção é a palavra e tudo o que carrega este sentimento: compromisso reto. Esta etapa da minha vida foi muito importante, intensa, única, uma aceitação gradual da nova forma de vida.

AEF. Quais são as principais leituras espirituais que o senhor dedica mais tempo lendo-as?

FC. Inácio Larrañaga, Eloy Leclerk, e igualmente li Tomás de Kempis, a “Imitação de Cristo”.

AEF.Os santos franciscanos são verdadeiramente incríveis, especialmente por sua piedade, dons espirituais e muitas outras características extraordinárias. Poderias apresentar-nos algum santo franciscano mexicano para os nossos leitores brasileiros?

FC. Obviamente o que da o nome a nossa província: São Felipe de Jesus, o primeiro mártir mexicano em Nagasaki. É o patrono da juventude por sua entre e por sua muito curta idade.

AEF. Frei Carlos, agora que estamos chegando ao fim de nossa entrevista, nós gostaríamos de lhe pedir que nos dê uma curta exortação espiritual aos nossos leitores, para o maior aproveitamento espiritual deles.

FC. A melhor maneira de entender a vida é através dos olhos de São Francisco de Assis, porque ele soube seguir a Cristo na simplicidade, que é onde adquiriu sua maior riqueza.

AEF. Antes de finalizarmos, vamos fazer-lhe algumas perguntas rápidas para respostas curtas:

P. Um santo franciscano?
R. São Felipe de Jesus.

P. Um santo da OFS (Ordem Franciscana Secular)?
R. Santa Isabel da Hungria, Patrona da OFS.

P. Sua encíclica papal preferida?
R. Laudato Si (Papa Francisco)

P. Uma ordem religiosa (com exceção dos Franciscanos)?
R. Dominicanos.

AEF. Frei Carlos, agradecemos muito por ter-nos concedido esta breve entrevista, sabemos que ela não pôde ter sido mais extensa por várias razões, mas sem dúvidas, com esta entrevista os nossos leitores poderão saber um pouco mais como é a vida dos Frades Menores no México!

A comunidade da OFM de Yucatán, Mexico, com o bispo auxíliar de Yucatán, Mons. Pedro Men Diáz.


Original em espanhol

(Apostolado Espírito Franciscano) ¿Quién es Fray Carlos Pech y de dónde es Ud.?

(Frei Carlos) Soy un fraile franciscano de 48 años sencillo de buenos sentimientos originario de izamal Yucatán México.

AEF. Esta es nuestra primera entrevista con un fraile de otro país, y por eso gustaríamos de saber cómo empezó su llamado a la vida franciscana en la Orden de los Frailes Franciscanos? Desde siempre Ud. quiso ser franciscano o alguna vez tuviste el interés en pertenecer a alguna otra familia religiosa?

FC. Viví en una ciudad donde la parroquia es franciscana. Toda mi vida se desarrolló en ambientes franciscanos, pertenecí a la juventud franciscana. Se puede decir que soy un franciscano de hueso colorado. Mi llamado llego de un fraile que me hizo ver la posibilidad de pertenecer a la orden después de haber servido en muchos grupos de la parroquia

AEF. ¿Cómo fue el inicio de las misiones franciscanas en México? ¿Puedes explicar a nuestros lectores cómo fue el apostolado de los primeros frailes franciscanos en esta región?

FC. Inició con el aprendizaje de la lengua materna de los naturales de México impartieron la catequesis cristiana con símbolos y bautizaron a los mestizos resultados de la mezcla de las dos culturas española y mexicana.

AEF. Mismo profesando una misma regla de vida, la forma práctica de vida  franciscana puede cambiar entre los países por razones culturales y hasta mismas geográficas. ¿Cómo es su vida en México? En su día a día, ¿Cuáles son sus ocupaciones principales, sus estudios y sus servicios en su comunidad?

FC. Mi vida es tranquila con los horarios establecidos para el desarrolló de la fraternidad. Como formador participo de la responsabilidad junto a los postulantes como vice maestro e igual como promotor vocacional.

AEF. Fray Carlos, ¿puedes decirnos cómo es su visión cerca de la espiritualidad de nuestro padre San Francisco? ¿Cómo puedes decir a nuestros lectores sobre la importancia de vivir la regla de San Francisco en su esencia e integridad, en la frecuencia de los sacramentos, especialmente la confesión y la Sagrada Comunión?

FC. Esta espiritualidad es sencilla, precisamente ahí radica la dificultad; lo sencillo es difícil hoy en día, la vivencia de la regla es lo que convence porque el testimonio de vida que propone el santo para cada uno de sus hijos es lo que arrastra; la vida evangélica, el seguimiento a Cristo siendo reflejo de Él en sus enseñanzas y en su compenetración a ser otros Cristos, nos pone en una meta alta pero no imposible.

AEF. El noviciado es un momento muy especial en la vida del religioso, y es a partir de este momento que el fraile empieza a desarrollar su espiritualidad con las lecturas espirituales, penitencias, ayunos, con el servicio a los pobres y otros más. ¿Puedes nos relatar un poco sobre su noviciado, su reacción cuándo recibiste su habito franciscano de penitencia?

FC. Emoción, esa es la palabra y todo lo que conlleva ese sentimiento; compromiso reto, esta etapa en mi vida fue muy importante intensa única aceptación de tu nueva forma de vida gradual.

AEF. ¿Cuáles son las principales lecturas espirituales que dedicas mayor tiempo leyéndolas? ¿Y cuál es el autor franciscano que más le encanta?

FC. Ignacio Larrañaga Eloy leclerk e igual he leído a Tomas de Kempis “Imitación de Cristo".

AEF. Los santos franciscanos son verdaderamente increíbles, especialmente por su piedad, dones espirituales y muchas otras características extraordinarias. ¿Podrías presentarnos algún santo franciscano mexicano para nuestros lectores brasileros?

FC. Obviamente el que le da nombre a nuestra provincia, San Felipe de Jesús, el primer mártir mexicano acaecido en Nagasaki, patrono de la juventud por su entrega a su muy corta edad.

AEF. Fray Carlos, ahora que estamos llegando al fin de nuestra entrevista, gustaríamos de pedirle que nos dé una exhortación espiritual a nuestros lectores, para el mayor provecho espiritual de ellos.

FC. Pues la mejor manera de entender la vida es a través de los ojos de San francisco de Asís porque supo seguir a Cristo en la simplicidad que es donde adquirió su mayor riqueza.

AEF. Antes de finalizarnos, vámonos hacer algunas preguntas raudas para respuestas cortas:

1. Un santo franciscano (con excepción de San Francisco) 
R. San Felipe de Jesús.

2. Un santo de la OFS 
R. Santa Isabel de Hungria, patrona.

3. Su encíclica papal preferida? 
R Laudato Si (Papa Francisco).

4. Una orden religiosa (con excepción de los Franciscanos) 
R Dominicos.

0 comentários:

 

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis
Seráfico Patriarca, pai da Ordem dos Frades Menores

Apostolado Espírito Franciscano

Apostolado Espírito Franciscano
Nosso lema: "Servir aos Pobres de Cristo"

São Conrado de Placência

São Conrado de Placência
Patrono do Apostolado, exemplo de Terciário Franciscano