Siga o nosso Apostolado pelo Blogspot e fique por dentro das nossas novidades!


Boletim Espiritual Franciscano nº01 - Maio/18

Apostolado Espírito Franciscano
Boletim Espiritual Franciscano nº 01,  maio de 2018:

Santo franciscano do dia;
Meditação sobre a vida de Santa Margarida de Cortona;
Leitura Espiritual;
Santos franciscanos do mês;
Mensagem do administrador do Apostolado Espírito Franciscano e as novidades do primeiro ano do Apostolado.


Santo do dia: 

Santa Margarida de Cortona, Religiosa da Ordem III



Meditação do dia:

"A misericórdia de Deus reabilita os pecadores penitentes em sua Graça"

Santa Margarida de Cortona, mulher outrora entregue aos prazeres da vida mundana, converteu-se a Cristo e se tornou santa na Ordem Franciscana Secular. Após ter vivido em pecado com um homem desde a sua adolescência, Margarida abriu-se à graça de Deus após a morte do seu pobre amante: amante pois este homem não lhe pertencia, assim com ela não pertencia a este homem. Não receberam o sacramento do matrimônio para que pudessem ser santos em vida, mas viveram é bastante comum em nossos tempos atuais, em situação de pecado mortal. Talvez Margarida tivesse alguma instrução religiosa que a fez sentir pela morte e pelo destino da alma do homem com quem ela compartilhou um gravíssimo pecado por quase dez anos. Qual teria sido o destino da alma desta santa e ela tivesse morrido no lugar deste homem? Qual não teria sido o destino de sua alma se ela não houvesse aberto a sua alma para a graça de Deus e passado a viver em penitência até o fim dos seus dias na Ordem Franciscana Secular?
De acordo com a Regra Franciscana Secular vigente até então e confirmada posteriormente pelo Papa Nicolau IV (1289), para se adentrar à Ordem Secular de São Francisco, a pessoa deveria ser submetida a um grande exame de vida, de doutrina e de fidelidade à santa Igreja (cap. I). Ora, Margarida, claramente, não possuía uma vida digna de respeito, com isso, podemos entender que a santa entregou-se de tal modo à uma conversão interior que sua fama de ter vivido amasiada logo se apagou junto com os seus pecados passados, e que ela verdadeiramente desejara viver para Cristo à exemplo do seráfico patriarca São Francisco de Assis.

O caminho de santidade vivido por Margarida não pôde ter sido outro senão, antes de tudo, ter confessado os seus pecados e ter feito grave penitência por ter permitido que um homem morresse neste estado deplorável após nove anos de afastamento de Deus. Ora, se o matrimônio é um pacto do homem e da mulher com Deus, do modo contrário, o casal que vive junto sem contrair este santo sacramento faz um pacto com o demônio. Tendo sido advertida desta grave situação em que ela se encontrava, alumiada pela graça Divina, não foi outra a sua resolução senão em viver em total penitência não apenas pelos seus pecados, mas confiando na misericórdia de Deus a alma do falecido homem.


Além da penitência regular dada após a confissão dos pecados, Margarida passou a viver uma vida constante de oração. Sem a oração, não é possível conservar a graça de Deus, e não havendo a graça de Deus, há apenas o pecado, e havendo o pecado, existe apenas a morte e o demônio tomará conta da alma. Longas horas de orações e jejuns fizeram parte da nova vida da santa. Não havia mais razão para ela, após ter-se feito religiosa secular, viver uma vida de mediocridade espiritual; não bastava para Margarida evitar o pecado mortal. Cabia a ela alçar vôos maiores até Cristo: evitar também os defeitos e mazelas provindas dos pecados veniais. Esta graça iluminativa pode ser acessível a qualquer Cristão que deseje unir-se mais a Jesus à partir do primeiro passo da conversão interior, que é vencer os pecados mortais.

Longos anos de orações, penitências, jejuns e grandes renúncias fizeram Santa Margarida de Cortona a grande mulher que hoje a Igreja recorda, em especial a família franciscana secular. Além de toda preocupação com as coisas do alto que Margarida fielmente viveu desde sua conversão até a data de sua morte, a caridade para com os pobres e sofredores também marcou a sua passagem aqui na Terra: fundou com um grupo de piedosas mulheres um hospital para que pobres sofredores pudessem ser atendidos e, ao menos, suas mazelas físicas pudessem ser aliviadas, bem como as suas necessidades espirituais pudessem ser supridas.

Rezemos à Santa Margarida de Cortona para que, além das necessidades materiais dos que sofrem e que são necessitados, também possamos ser capazes de atendermos às necessidades espirituais nossas e dos nossos irmãos em Cristo, dando o exemplo de Jesus e sendo fiéis às suas palavras: "Amai ao próximo como a ti mesmo" (Mc 12, 31).

Rezemos: 

Ó Deus, vós não quereis a morte do pecado, mas sim que se converta e viva; em vossa misericórdia, arrancastes vossa serva Santa Margarida de Cortona do caminho da desgraça e a conduzistes ao caminho da salvação. fazei que nós, libertos das cadeias do pecado, vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém.

____

Leitura espiritual do dia:

Das cartas de São Basílio Magno, doutor da Santa Igreja
Alegremo-nos e regozijemos pois esta filha estava morta e reviveu

Quem cai, não se levanta? Quem vira as costas, não se volta de novo? Encontram-se nas Escrituras divinas muitos remédios para o mal, numeroso medicamentes que restituem a saúde, mistérios de morte e ressurreição, testemunhos sobre o horrendo juízo e o eterno suplício, ensinamentos sobre a penitência e o perdão dos pecados; inumeráveis exemplos de conversão: a dracma, a ovelhinha, o filho que consumira os bens com meretrizes, estava perdido e foi encontrado, morto e reviveu. Usemos destes remédios contra o mal; com eles curemos nossas almas.Enquanto é tempo, levantemo-nos da queda e não nos desesperemos se tivermos caído em pecado. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar o pecadores. Vinde, adoremos, prostremo-nos diante dele e coremos em sua presença (Sl 94, 6). Clama em alta voz o Verbo que nos chama à penitência: Vinde a mim todos os que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei (Mt 11, 28). Existe um caminho de salvação, se agora o quisermos seguir.

A morte triunfou, mas ficai certos de que Deus novamente enxugou todas as lágrimas da face dos penitentes. O Senhor é fiel em suas palavras (Sl 144, 13). Não mente quando declara: Se vossos pecados forem escarlates, tonar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã! (Is 1, 18). Acha-se disposto aquele grande médico da alma a curar tuas doenças; é libertador pronto não só de ti, mas de todos o que foram reduzidos à escravidão pelo pecado. São palavras suas, doces e salutares: Não são os homens de boa saúde que necessitam do médico, mas smi os enfermos. Não vim chamar à conversão os jutos, mas sim os pecadores (Lc 5, 31-32). Qual a tua desculpa ou a de qualquer outro, se ele mesmo assim clama?

O Senhor quer te purificar da chaga da dor e mostrar-te a luz, depois de dissipar as trevas. O bom pastor te procura, tendo deixado as ovelhas que não se desgarraram. Se tu te entregares, não hesitará, nem menosprezará carregar-te nos ombros, alegre por ter encontrado a sua ovelha perdida. 

O pai está à espera de tua volta do erro. Retornar apenas, e enquanto ainda estiveres longe, ele acorre, lança-se ao teu pescoço e, como já estás purificada pela penitência, abraça-te e beija-te. Revestirá também com a melhor vete a alma despojada do homem velho com suas obras, porá o anel nas tuas mãos, lavadas no sangue derramado em sua morte, e o calçado nos teus pés, convertidos do mau caminho ao percurso do Evangelho da paz. E anunciará um dia de festa e alegria, tanto para os anjos, como para os homens, e celebrará a tua salvação, de todos o modos. Ele disse: Em verdade vos digo que haverá júbilo no céu diante de Deus, por um só pecador de fizer penitência (Lc 15,10). Se alguém que julga estar de pé te censurar porque logo foste recebida, aquele bom pai responderá por ti: Alegremo-nos e regozijemo-nos porque esta minha filha estava morta e reviveu, tinha-se perdido e foi achada (Lc 15, 32).
____

Santos franciscanos do mês de maio:

09 - Santa Catarina de Bolonha, virgem da Ordem II
11 - Santo Inácio de Láconi OFMCap., religioso da Ordem I
12 - São Leopoldo Mandic OFMCap., presbítero da Ordem I
16 - Santa Margarida de Cortona da Ordem III
17 - São Pascoal Bailão, religioso da Odem I
18 - São Felix de Cantalício (Cantalice) OFMCap., religioso da Ordem I
19 - São Crispim de Viterbo OFMCap., religioso da Ordem I
20 - São Bernardino de Sena (OFMConv.), presbítero da Ordem I
24 - Dedicação da Basílica de São Francisco em Assis
28 - Santa Maroa Ana de Jesus Paredes, virgem da Ordem III
30 - Beata Batista Varano, virgem da Ordem II.
____

Mensagem do administrador do Apostolado Espírito Franciscano

Caríssimos,

Ave Maria puríssima - Sem pecado concebida!

Eu sou o Rodrigo, responsável pelo Apostolado Espírito Franciscano. Neste mês de maio estamos comemorando o primeiro ano do apostolado Espírito Franciscano, e isto é uma grande alegria para nós, pois este apostolado surgiu por devoção pessoal ao patriarca São Francisco de Assis após uma experiência espiritual pessoal. 

A temática é muito restrita, sabemos que não são todos que se interessam pela espiritualidade franciscana, mas não temos duvidas que acertamos em ter feito uma espécie de "funil de conteúdo" quando desenvolvemos a ideia central deste blog/apostolado. O blog ficou por cerca de sete meses sem atualizações (set/17 a abr/18) por problemas pessoais, mas o que me surpreendeu foi o grande crescimento que a página do Facebook obteve nestes meses. Com atualizações regulares, conseguimos pouco mais de 100 curtidas. Mas com a página sem atualização alguma chegamos a quase mil curtidas, o que serviu como grande alívio para nós e como motivação para darmos início a uma nova fase neste apostolado. Reestruturamos a nossa página no Facebook, colocamos um novo layout no Blog, o que facilitou a interação entre as postagens e deixou tudo mais "clean", mais leve de se navegar.

Com esta guinada que tivemos, também lançamos alguns projetos que esperamos cumprir com a graça do bom Deus. Lançamos a seção de entrevistas, onde entrevistaremos membros de todas as famílias franciscanas; a seção de downloads de livros com temática franciscana ou escritos apenas por religiosos franciscanos; a área de Santificação, onde postagens que irão ajudar os nossos leitores à obterem progressos na vida espiritual serão reunidas em um único marcador, e também a Traccia de Santificação para os leigos, que se trata de um pequeno resumo da Regra Secular autorizada pelo Papa Leão XIII  que poderá ser utilizada pelos leitores de modo privado, para santificação pessoal e da família; lançamos uma loja virtual, que ainda consta com poucos títulos franciscanos, mas que são de grande valor espiritual, e enfim, a área de doações junto com o projeto Editora Espírito Franciscano. Estes dois últimos itens gostaríamos de dar uma atenção especial.

O projeto da Editora Espírito Franciscano, assim como o nome já propõe, se refere à nossa ideia em criar uma editora católica que se ocupará de reeditar escritos antigos franciscanos fora de catálogo e de lançar títulos autorais a respeito da temática franciscana. Junto a isto, agregamos a seção de doações onde informações a respeito dos dados bancários, bem como a explanação sobre onde este dinheiro será aplicado. Percebemos que apesar de pouco tempo no ar, este Apostolado vem fazendo muito bem às almas, e percebemos isto pelas mensagens e e-mails que recebemos. Devido a isto, vimos que desejamos fazer muito mais pelas almas. TODO este dinheiro será revertido às necessidades do Apostolado Espírito Franciscano: loja virtual, domínio (.com.br), servidor do site e Editora Espírito Franciscano. O Apostolado é feito de modo voluntário, unicamente por amor à Santíssima Trindade, à Santa Igreja e à Ordem Franciscana, e não há remuneração pessoal alguma, apenas a alegria em saber que este humilde trabalho faz bem às almas!

Com esta postagem estaremos lançado também a nova seção do "Boletim Espiritual Franciscano", que será um pouco mais informal e onde abordaremos temas diversos sobre a espiritualidade franciscana, santo franciscano do dia (ou da semana), notícias e comunicados e demais abordagens espirituais. Queremos deixar bem claro que o nosso maior desejo é o de tratar de assuntos espirituais, pois sabemos que, se não buscarmos ser santos e irmos para o Céu, de nada valeu a nossa caminhada aqui na Terra! Os boletins também serão disponibilizados para download em PDF para os que tiverem interesse em imprimi-los e dar a alguém.

Gostaria de comunicar também aos nossos leitores do desejo que temos em fazer uma comunidade fiel de leitores e irmãos na Fé, onde rezaremos uns pelos outros, onde a confiança, a oração e a irmandade será fundamental e sempre presente. Por isso, como comunicamos noutra ocasião em nossa página do Facebook, queremos ser menos dependentes do Facebook quanto pudermos. Sabemos que esta rede social possui vários mecanismos de censura à páginas e usuários que propagam temas contrários ao politicamente correto, onde usuários que compartilham informações que envolvem a Fé Católica, a moral, a luta contra o mal do aborto, a defesa da família e demais temas muito atuais, são punidos de variadas formas, desde a exclusão da postagem até a expulsão da rede social. Por isso, não queremos ser reféns de uma rede social assim. Ainda estamos no Facebook porque esta rede é a mais utilizada pelas pessoas, e precisamos alcançar o maior número de pessoas para que conheçam o nosso pobre apostolado. Por isso, para nós é muito importante que além da nossa fanpage ser curtida e compartilhada o nosso Blog seja também seguido e compartilhado pelos leitores, pois aqui sabemos que podemos postar livremente tudo aquilo que a Fé Católica tem a nos ensinar.


Peço humildemente que rezem pelo nosso Apostolado Franciscano e tenham certeza que quando estou diante de Jesus Sacramentado eu rezo por todos os leitores e seguidores que acompanham a nossa página na internet.

Em Cristo, em Maria e em São Francisco,

Rodrigo Gonzaga


Pax et Bonum!
T



Boletim Espiritual Franciscano
Uma iniciativa do Apostolado Espírito Franciscano"Servite Pauperes Christi"
Autor: Rodrigo Gonzaga
Facebook: @ApostoladoFranciscano (ou Espírito Franciscano)
Contato: contato.espiritofranciscano@gmail.com
Blog: Espiritofranciscano.blogspot.com

Baixe este Boletim Espiritual Franciscano em PDF. Clique aqui.

0 comentários:

 

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis
Seráfico Patriarca, pai da Ordem dos Frades Menores

Apostolado Espírito Franciscano

Apostolado Espírito Franciscano
Nosso lema: "Servir aos Pobres de Cristo"

São Conrado de Placência

São Conrado de Placência
Patrono do Apostolado, exemplo de Terciário Franciscano