Siga o nosso Apostolado pelo Blogspot e fique por dentro das nossas novidades!


24 de maio: Festa da Dedicação da Basílica de São Francisco em Assis

A igreja majestosamente construída na cidade de Assis, em honra ao Pai São Francisco, cuja primeira pedra fora lançada pelo Papa Gregório IX em 1228, no dia seguinte ao da canonização do santo, foi solenemente consagrada por Inocêncio IV, em 25 de maio de 1253. Para essa igreja já Gregório IX em 1230, também a 25 de maio, havia trasladado solenemente os restos mortais do seráfico Patriarca, retirando-os da capela de São Jorge.

Trecho da Constituição Fidelis Dominus, do Papa Bento XIV (Prospero Lorenzo Lambertini)

O Senhor é fiel em suas palavras (Sl 144,13) e, tendo frequentemente declarado nas Sagradas Escrituras haver de exaltar os que encontrasse conformes à humildade de seu Filho, não só de maneira admirável os coroa de glória e honra no reino celeste, mas ainda, para suscitar e fortificar a fé dos mortais, dispõe em sua sabedoria que a sua memória, recoberta de honra e glória, refulja e se notabilize. Vemo-lo evidentemente realizado na exaltação de São Francisco. Durante a vida sempre procurou diminuir-se a seus próprios olhos e aos alheios. todavia, por inatacável juízo e célebre proclamação da Igreja é reverenciado e cultuado em toda a terra entre os amigos de Deus, que com ele reinam nos céus.

Seu corpo, no qual incessantemente trouxe a mortificação de Cristo até a morte, foi ilustrado por singulares sinais e prodígios do céu. De tal modo exaltou-o a devoção dos povos que seu glorioso sepulcro mereceu celebridade maior que os faustosos monumentos dos poderosos deste mundo. Mal decorreram dois anos de sua morte e já se tratava de encontrar sepultura para os restos mortais do servo de Deus. Foi finalmente oferecido um local adequado e um terreno perto das muralhas da cidade de Assis, e nosso predecessor Gregório IX recebeu o mesmo como direto e propriedade da Sé Apostólica. Em seguida, tendo o mesmo Gregório, na cidade de Assis, inscrito o glorioso patriarca no catálogo dos Santos, lançou com as próprias mãos a pedra fundamental, constituiu esta igreja mãe e cabeça da Ordem dos Frades Menores, concedendo outras prerrogativas e privilégios, que os Romanos Pontífices confirmaram e ampliaram. Assim, construído o novo templo, no dia 25 de maio de 1230, foi para aí trasladado com memorável pompa o corpo de São Francisco, e o Papa Inocêncio IV dedicou-o solenemente no domingo antes da Festa da Ascensão do Senhor em 1253, também dia 25 de maio.

Seguindo as pegadas de tantos de nossos predecessores, fomos igualmente induzidos a aumentar-lhe de bom frade o esplendor e a beleza, persuadidos principalmente de que a Igreja Romana mais poderá esperar sua intercessão junto de Deus, se mais notáveis forem as decisões e decretos da Sé Apostólica em honra de sua memória. Por esta nossa Constituição, portanto, perpetuamente válida, erigimos a supramencionada igreja de São Francisco em Basílica patriarcal e Capela Papal.


Algumas imagens da grandiosa Basílica de São Francisco em Assis:






0 comentários:

 

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis
Seráfico Patriarca, pai da Ordem dos Frades Menores

Apostolado Espírito Franciscano

Apostolado Espírito Franciscano
Nosso lema: "Servir aos Pobres de Cristo"

São Conrado de Placência

São Conrado de Placência
Patrono do Apostolado, exemplo de Terciário Franciscano