Siga o nosso Apostolado pelo Blogspot e fique por dentro das nossas novidades!


Instrução de Santa Camila Varani para progredir na Santidade


DA OBRA DENOMINADA ISTRUZIONI, DE SANTA CAMILA BATISTA VARANI
(Ed. G. Boccanera, Iesi 1958, p. 190-193)

Com empenho, irmão, nos esforcemos por manter os olhos espirituais sempre vigilantes, sem adormecerem no sono da preguiça e da negligência, porque o reino dos céus é arrebatado à força, e são os violentos que o conquistam (Mt 11,12). Quero dizer, vivas na santa religião sem mergulhar no sono opressor de muitos que ingressaram na religião; logo abandonaram o primitivo fervor e realizam as obras sem aplicação de espírito. Empreenderam seguir a disciplina do mosteiro, as cerimônias, os preceitos da religião, mas praticam-nos à semelhança dos rebanhos, que seguem uma ovelha ou uma cabra que salte, sem saber por que razão. Assim, o religioso oprimido por sono espiritual mantém os costumes recebidos, sem considerar, porém, a finalidade ou utilidade dos mesmos.

Tu, porém, age com sabedoria e prudência, não sigas as pegadas dos estultos, mas em qualquer obra, leve ou pesada, ergue os olhos da mente para Deus, santifica a intenção da obra, suporta pacientemente as adversidades por amor de Deus. Aplica-te a cumprir tudo por amor de Deus, na oração, na leitura, na celebração do Ofício divino, no cumprimento dos deveres domésticos ou os mais humildes. Exerce as obras de caridade para com todos, válidos ou fracos. Certifica-te de que, se assim agires e frequentemente repetires com a mente elevada para Deus: "Senhor, tudo por teu amor", repeti-lo-ás sempre, mesmo sem nisso pensar.

Quis dar-te esse conselho para alimentares assiduamente ardoroso desejo de fazer penitência, e ao agires não cedas à própria vontade, antes observa as ordens de teus maiores. Se o fizeres, hás de adquirir muita graça junto da Santíssima Trindade, que olha o coração. Intenciona principalmente manter o coração sempre ardente de caridade, porque as moscas não se aproximam da água fervendo, mas apenas da água morna. De manira semelhante, o diabo, com todos os pensamentos imundos, foge e se distancia da alma inflamada de amor divino. Se a alma esmorece na caridade e esfria no amor divino, frequentemente sobrevoam e nela caem as moscas das vaidades e dos pensamentos inúteis, de onde derivam para a alma pestífera negligência e sonolência. Deste modo acontece que, na santa religião, muitos dormem, e dormindo julgam com falaz ilusão adquirirem a perfeição. Mas, ao se aproximar a morte, hão de verificar a falsidade de seus sonhos e ilusões, e descobrir terem apanhado apenas moscas com as próprias mãos.

Por isso, abre os olhos, e precave-te de dissipar os poucos dias que te restam de vida na terra. Sê vigilante e fervoroso, conforme a graça a ti concedida pelo Senhor, declarando com o Apóstolo: A graça que ele me deu não tem sido inútil (1Cor 13,10) porque com ardor vos procuro (Sl 62,1).

0 comentários:

 

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis
Seráfico Patriarca, pai da Ordem dos Frades Menores

Apostolado Espírito Franciscano

Apostolado Espírito Franciscano
Nosso lema: "Servir aos Pobres de Cristo"

São Conrado de Placência

São Conrado de Placência
Patrono do Apostolado, exemplo de Terciário Franciscano