Siga o nosso Apostolado pelo Blogspot e fique por dentro das nossas novidades!


Como rezou São Francisco diante do Crucifixo de São Damião?


Como teria rezado o jovem Francisco naquele momento tão forte da sua conversão? Que oração teria sido aquela que fez surgir, na tábua pintada, o Crucificado vivo, falando-lhe de amigo para amigo e dizendo-lhe: «Vai, Francisco, e reconstrói a minha casa que, como vês, cai em ruínas»!

Os manuscritos indicam claramente que Francisco teria rezado em língua vulgar; e foi em vulgar que o texto se difundiu pela Itália. Depois seria traduzido em latim, para ser divulgado noutras nações. Com o tempo, as refundições e acrescentos fizeram duvidar da sua autenticidade, mas, ao descobrir-se a sua forma original, a opinião favorável à autenticidade acabou por impor-se.

Nessa oração Francisco pede a graça de conhecer e cumprir a vontade divina e os divinos mandamentos. Para isso implora as três virtudes teologais: fé verdadeira, esperança firme e caridade perfeita. Cumprir a vontade divina iria ser, ao longo de toda a vida, a sua preocupação.


ORAÇÃO DIANTE DO CRUCIFIXO DE S. DAMIÃO
Ó glorioso Deus altíssimo, ilumina as trevas do meu coração, concede-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Mostra-me, Senhor, o (recto) sentido e conhecimento, 
a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabas de dar-me. Amém.

T
Pax et bonum! 

0 comentários:

 

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis
Seráfico Patriarca, pai da Ordem dos Frades Menores

Apostolado Espírito Franciscano

Apostolado Espírito Franciscano
Nosso lema: "Servir aos Pobres de Cristo"

São Conrado de Placência

São Conrado de Placência
Patrono do Apostolado, exemplo de Terciário Franciscano